Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Street Fighter x Tekken

Há algum tempo, a sensação geral entre a comunidade adepta dos jogos de luta era a de duas séries completamente distintas que governavam nos seus próprios espaços, cada uma com o seu destaque entre os concorrentes. Nas lutas em 2D a série Street Fighter sempre gozou de um protagonismo singular, mas a dada altura, o fascínio da década de noventa pelos jogos de luta a duas dimensões começou a perder-se para dar lugar a um novo furor patrocinado pela chegada do 3D, o seu nome: Tekken.

Enquanto mais parecia que Street Fighter era uma pérola mais dedicada aos jogadores que iam ganhando mais idade, Tekken assumiu-se como um fascínio para as camadas mais jovens, mas na verdade apesar de todas as suas diferenças, ambos partilham um valor base que é fulcral na experiência, uma elevada e profunda sensação de equilíbrio. Talvez seja por isso que apesar de inicialmente parecer algo completamente impensável, Street Fighter x Tekken esteja mesmo a ser feito e os dois grandes universos finalmente vão ajustar contas.

Depois do trailer inicial no qual tomamos conhecimento da existência do jogo e da parceria entre a Capcom e a Namco Bandai, e claro da relação entre Yoshinori Ono de Street Fighter e Katsuhiro Harada de Tekken, com a chegada do Captivate '11 a Capcom revelou um novo trailer no qual nos deu a conhecer um novo leque de personagens de ambas as séries e outras novidades relacionadas com a jogabilidade e com a forma como a Capcom está a tratar a junção dos dois estilos de jogo. Uma das principais características deste "confronto de sonho" é de estar a ser desenvolvido usando o motor de Street Fighter IV, ao qual novas mecânicas, ajustes e refinamentos estão a ser feitos para enquadrar a especificidades da jogabilidade tradicionalmente 3D de Tekken neste 2.5D.

'Street Fighter x Tekken' Screenshot 1

O motor de Street Fighter IV está pronto para mais uma grandiosa batalha.

Depois de Ryu, Chun-li, Kazuya e Nina Williams terem dado as boas-vindas, temos agora a confirmação de personagens como Ken, Guile e Abel de Street Fighter assim como King, Marduk e Bob de Tekken. Tendo em conta a forma como Tekken é tão diferente de Street Fighter não é de estranhar que se façam apostas sobre quem não vai ser possível inserir no jogo, mas Ono diz mesmo que a equipa está-se a desafiar ao extremo pegando nos personagens de Tekken que precisem de mais trabalho e sejam mais difíceis de adaptar. O universo do jogo da Namco Bandai está repleto de personagens estranhas e para Ono isso só o torna mais apelativo.

Outro pormenor interessante é que, tal como o fez em Street Fighter IV e até em Marvel vs Capcom 3, a Capcom vai encher os cenários de loucura e de personagens famosas, os chamados cameos. No cenário que nos mostra uma rua cheia de destroços podemos ver a cabeça gigante de um servbot, um robô que dispara tiros loucamente no horizonte e que se assemelha a NANCY-MI847J de Tekken 6, e ainda um estranho fotógrafo cuja roupa faz pensar no clássico fato de Chris Redfield.

No cenário que nos leva para uma selva podemos ver Alex, o dinossauro boxeur de Tekken, escondido entre a folhagem e a dado momento enquanto executa o seu ultra hadouken os olhos vermelhos de Ryu deixam sugerir a presença da sua versão maléfica. Tendo em conta o lado maléfico da família Mishima não deixa de ser uma curiosidade. É uma pequena amostra do que a Capcom está a preparar e um boa forma de expressar que a sua louca e engenhosa criatividade meteu o prego a fundo.

Existem três elementos que parecem ser a base de toda esta experiência, o motor de Street Fighter IV e a sua jogabilidade a 2.5D aliado à adaptação dos personagens Tekken que parecem mover-se de forma tão natural cujos golpes parecem ter sido mostrados em 2D desde sempre e ainda aos elementos de luta tag. A Capcom promete que a jogabilidade vai ser altamente familiar e para os fãs de Street Fighter isso é um dado adquirido e controlar os lutadores de Tekken da mesma forma que se controlam os personagens de Street Fighter promete ser tão natural quanto impressionante.

Já foi possível ver que os grandes combos dos personagens de Tekken foram trabalhados e ajustados para se tornarem em especiais ao jeito dos ultras de Street Fighter e tendo em conta as similaridades nos estilos de combate de alguns lutadores, parece promissor controlar Marduk ou Kazuya como se controla Zangief ou Ryu, respetivamente e a título de exemplo.

'Street Fighter x Tekken' Screenshot 2

É Street Fighter e é Tekken mas também é algo novo: o entusiasmo é enorme.

O sistema tag em tempo real vai ser um dos elementos fulcrais e tal como em Tekken, entre as séries é aquele que tem um jogo associado ao sistema tag mais aclamado e icónico. Promete assim alargar o sistema de combate a níveis bem mais loucos do que os vistos tradicionalmente em Street Fighter. Ono confirmou que as equipas vão ser pré-definidas e cada uma vai ter a sua história, mas os jogadores podem escolher as duas parcerias à vontade. O convite e o desafio ao engenho e criatividade do jogador foi realizado com belíssimo efeito e a jogabilidade ganha aquela camada extra de profundidade que patrocina possibilidades simplesmente fora do alcance de jogos como Tekken 6 ou Street Fighter IV. Para a equipa de jogo, uma equipa pode ser tão óbvia quanto Ryu ao lado de Kazuya quanto pode ser algo mais estranho quanto Ken ao lado de King, o jogador vai ter total liberdade.

O esquema de seis botões de Street Fighter vai ser o esquema por pré-definição mas somente para os personagens da sua série pois os personagens de Tekken vão ter o tradicional esquema de quatro botões. Caso o jogador queira vai poder combinar as duas séries, tendo lutadores de Tekken a serem controlados com o esquema de seis botões. Ono confessa que mais do que "importar" Tekken para a fórmula Street Fighter, o pretendido é dar uma camada extra à sua jogabilidade e promover um conceito fácil para adeptos das duas séries de forma igual. Outra das formas de conjugar o melhor dos dois universos foi o equilíbrio entre o tom mais agressivo de Tekken e da jogabilidade mais pausada e pensada de Street Fighter. A equipa juntou os dois para dar um ritmo que se sinta Tekken e ao mesmo tempo Street Fighter, e ainda como algo novo.

Como pode ser visto, Street Fighter x Tekken recorre ao motor que deu vida a Street Fighter IV e à sua versão melhorada mas promete boas evoluções a nível gráfico. Mais do que isso, parece mostrar-se à altura de um esquema que permite trocar entre lutadores em qualquer momento e a um ritmo mais agressivo e ligeiramente mais elevado. Foi um dos principais factores que contribuiu para que Street Fighter IV fosse um espanto e se mostrasse tão aparatoso como algo fresco e sensacional. O jeito de desenho animado e as suas espantosas animações parecem imprimir o fulgor que este confronto tanto precisa.

Yoshinori Ono confirmou que tal como hoje, a Capcom vai revelar grandes quantidades de personagens de uma vez só em futuros eventos. Esperamos que na E3 Street Fighter x Tekken já esteja disponível em forma jogável e que muitos mais entusiasmantes personagens sejam apresentados neste confronto de titãs.

fonte:eurogamer.pt

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...